GUI customizada Topic is solved

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey
juanmuscaria
GitHub: juanmuscaria

GUI customizada

23 Dec 2017, 13:30

Estou querendo fazer GUI customizada,tipo,mudar o ícone do botão fechar/minimizar,as bordas,etc..
Alguém tem alguma ideia de Biblioteca ou funções para isso?
Ex. do que quero fazer:
Image
|||||||||
Gio

Re: GUI customizada

26 Dec 2017, 15:54

Olá juanmuscaria.

Seja bem-vindo ao fórum do AutoHotkey.

Desconheço uma biblioteca para customização de GUIs de um modo geral, talvez porque GUIs sejam na verdade compostas de vários elementos diferentes (e em quantidades e posições diferentes). Há, no entanto, alguns exemplos bem interessantes de GUIs customizadas neste tópico:

https://autohotkey.com/boards/viewtopic.php?t=3851

E também é possível encontrar exemplos de customização de vários elementos específicos de GUIs (Por exemplo, como criar botões com imagens e etc).

tipo,mudar o ícone do botão fechar/minimizar,as bordas,etc..

Todas essa modificações são possíveis também. Eu sugiro olhar o que já está disponível de forma integrada no AutoHotkey primeiro (pois é o mais fácil de implementar). Você pode encontrar algumas das opções integradas aqui: https://autohotkey.com/docs/misc/Styles.htm

Assim, para criar uma gui sem bordas, por exemplo, basta usar:

Code: [Select all] [Download] GeSHi © Codebox Plus

Gui -Border
Gui, show, w300 h300

E mesmo assim se quando estiver fazendo sua GUI customizada sentir necessidade de mudar algum elemento específico (botão, borda, cor, etc) e não encontrar a solução, pode fazer uma pergunta sobre o elemento em questão e vamos ajudá-lo :thumbup:
"What is suitable automation? Whatever saves your day for the greater matters."
Barcoder - Create QR Codes and other Barcodes using only Autohotkey !!
juanmuscaria

26 Dec 2017, 17:51

Obrigado pelas respostas,mas tenho uma duvida em:
1-se eu usar funções para fazer elementos de GUI (Botão,Texto,etc...) pode me causar problemas
2-Criar varias GUIs no mesmo script
Agradeço se conseguir me responder
|||||||||
Gio

Re: GUI customizada  Topic is solved

27 Dec 2017, 08:52

1-se eu usar funções para fazer elementos de GUI (Botão,Texto,etc...) pode me causar problemas

Não creio que causaria problemas, mas você teria que alinhar todas as particularidades das funções e da criação das GUIs, é claro.

2- Criar varias GUIs no mesmo script

Isso é bem simples na verdade. Você pode fazer isso usando números ou nomes para identificar as diferentes GUIs. A sintaxe é essa abaixo (usando o número ou nome e depois dois pontos entre o comando "gui" e os comandos que você quer que se refiram a uma GUI específica).

Code: [Select all] [Download] GeSHi © Codebox Plus

Gui, add, text, x50 y50, PRIMEIRA GUI
Gui, show, w300 h400

Gui, 2: add, text, x50 y50, SEGUNDA GUI
Gui, 2: show, w600 h100

Algumas particularidades a serem observadas quando você estiver lidando com múltiplas GUIs:

1 - Algumas GUIs podem ser "pertencentes" a outras GUIs. Isso é muito útil quando você quer criar uma gui secundária para colher dados acessórios em uma rotina implementada em uma GUI principal, por exemplo.
2 - As funções de GUIs, como Lv_Add(), operam na GUI considerada "padrão" do script. Você pode redefinir a gui padrão a qualquer momento usando a sintaxe Gui, Default (ou Gui, 2: Default se for uma gui numerada ou nomeada) por exemplo.
3 - Quando uma gui principal é fechada, a label GuiClose é executada se existir. Quando uma gui numerada ou nomeada é fechada, a label chamada, se existir, segue a sintaxe 2GuiClose (com o número antes).
4 - As variáveis embutidas A_Gui e A_GuiControl podem te ajudar a implementar algumas rotinas.
5 - As labels dos botões e outras rotinas podem te ajudar a definir quando as GUIs secundárias são criadas.

Abaixo eu coloquei um exemplo de duas GUIs, sendo que a segunda complementa a rotina da primeira, trabalhando de forma conjunta para implementar uma rotina só. Usei algumas das implementações descritas acima. Basicamente o papel da segunda GUI é coletar uma senha do usuário. Se a senha estiver correta, ela dará seguimento à rotina da Gui 1 (soma dos valores). Espero que seja um bom exemplo para estudo de GUIs secundárias.

Code: [Select all] [Expand] [Download] GeSHi © Codebox Plus

"What is suitable automation? Whatever saves your day for the greater matters."
Barcoder - Create QR Codes and other Barcodes using only Autohotkey !!
juanmuscaria

27 Dec 2017, 09:52

Muito obrigado pela ajuda,com isso vou fazer umas funções para simplificar a criação de GUIs :)
|||||||||
A_AhkUser

27 Dec 2017, 11:33

Outro exemplo:

Code: [Select all] [Expand] [Download] GeSHi © Codebox Plus

Return to “Ajuda e Suporte Geral”