Bugs com atalhos do windows

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

User avatar
Kyance
Posts: 3
Joined: 11 Feb 2018, 18:13

Bugs com atalhos do windows

11 Feb 2018, 18:42

Então, estou tendo alguns bugs com atalhos do Win7 depois de começar a rodar scripts em AHK.
Acredito que meus primeiros scripts não foram os causadores dos bugs, pois apenas iniciei com o tutorial que funcionou perfeitamente, e logo após como segundo e ultimo script eu remapeei 1 tecla quebrada para 2, coloquei meu "?" no Context Menu e a / no Alt Gr, mas logo em seguida percebi que alguns atalhos não estavam mais apresentando o funcionamento perfeito, os atalhos que apresentam defeito são o Ctrl+t e o Ctrl+q, e eu posso afirmar que estavam perfeitamente funcionando pois os uso muito, um para abrir abas no navegador e o outro em jogos. Acho que vale ressaltar que eles não pararam por completo o funcionamento, consigo abrir uma aba uma vez ou outra depois de muitas e muitas tentativas e o mesmo com o Ctrl+q.
OBS: Já verifiquei se as teclas estão com defeitos, todas funcionam perfeitamente.
(Me desculpem se postei em lugar indevido, sou fluente em inglês porém preferi postar na parte BR :D )
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: Bugs com atalhos do windows

12 Feb 2018, 10:25

Bom dia Kyance.

Seja bem-vindo à comunidade do AutoHotkey.

Quando o script é fechado e o AutoHotkey não está mais rodando, o problema persiste?
Se você reiniciar o computador e não rodar nenhum script do AutoHotkey, o problema continua acontecendo?
User avatar
Kyance
Posts: 3
Joined: 11 Feb 2018, 18:13

Re: Bugs com atalhos do windows

12 Feb 2018, 12:57

Obrigado Gio!!!
Infelizmente sim, eu fiz as seguintes tentativas: desativei todos os scripts, desinstalei o AHK, e por fim tentei a restauração de sistema. Nenhum dos três teve efeito, até hoje continuo com esse "bug" e até descobri outro atalho afetado, o Ctrl+j. O que eu fiz pra tentar suprir isso foi substituir a barra invertida pelo Q, mas de qualquer modo agora preciso ter 4 scripts rodando, e isso que só resolvi o problema do Ctrl+t mesmo, ainda tem outros atalhos.. Vi que ninguém nunca passou por nada parecido aqui no fórum :|
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: Bugs com atalhos do windows

12 Feb 2018, 17:16

Bom, se o comportamento continua após o término da execução dos scripts, é sinal de que alguma configuração foi alterada no computador (ou que a sua tecla Control está com mal contato). O AutoHotkey não altera configurações de teclado do windows por padrão (mas é possível que você tenha rodado um script que estivesse programado para alterar configurações).

A primeira coisa a fazer é verificar se o teclado está mandando os comandos das teclas e se o windows os está recebendo. Uma forma de fazer isso é usando o próprio AutoHotkey. Para fazer isso, rode o script abaixo. Na janela que se abrir, escolha o menu view -> Key history and script info. Nesta nova janela será possível ver todas as teclas que você apertar em uma lista na parte de baixo (desde que você atualize sempre a lista teclando F5 depois de apertar uma ou mais teclas).

Code: Select all

#InstallKeybdHook
ListVars
Usando esta ferramenta, tecle control+t e depois aperte o F5 para atualizar a lista. A lista mostra que o control e o t foram apertados da mesma forma que na imagem abaixo?
ControlT.png
ControlT.png (7.03 KiB) Viewed 2746 times
:arrow: Se sim, é sinal de que o windows está sim recebendo os comandos desta tecla. Portanto, se o AutoHotkey não estiver rodando, os comandos estarão sendo enviados para a janela que estiver aberta. Repita o teste pressionando o control+T (e soltando) várias vezes (e depois atualizando a lista com o F5) para se certificar de que não há um mal contato nas teclas do seu teclado. Caso você veja que o control+t aparece normalmente todas as vezes que é apertado, então o problema deve ser com o aplicativo que você está rodando e que deveria agir mediante o sinal das teclas.

:arrow: Mas se não aparecer o control e o t, então pode ser duas coisas: Caso não apareça nada na lista, o seu teclado pode estar com problema nessas teclas ou um mal contato. Mas caso apareça no lugar do control+t um outro sinal que você não apertou sempre que você pressionar o control+t, alguma configuração do teclado pode estar mesmo modificada. Nesse caso, você deve procurar as configurações de idioma e teclado do windows e ajustá-las para o português (ou inglês, se o seu teclado for modelo inglês) e se isso não resolver, talvez seja preciso reinstalar o driver do teclado.

Espero que isso ajude :thumbup:
User avatar
Kyance
Posts: 3
Joined: 11 Feb 2018, 18:13

Re: Bugs com atalhos do windows

13 Feb 2018, 17:46

Realizei todo tipo de teste pra verificação de mal contato das teclas, em nenhum dos testes percebi isso, pelo On-Screen Keyboard (default do windows) onde ele coloca as teclas que estão sendo pressionadas em alto contraste.
Bem, no teste feito pelo próprio AHK que você disse eu acabei descobrindo o seguinte:
Eu descobri a "aleatoriedade" do Ctrl+t ao abrir abas no navegador, bom parece que agora ao segurar o Ctrl ele não abre mais espaço pra algumas teclas entrarem em ação, mas ao aperta as duas rapidamente ao mesmo tempo o atalho funciona perfeitamente, se fosse com todas teclas acho que não seria algo tão estranho assim, mas o problema se apresentar em algumas poucas teclas é bem anormal.
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: Bugs com atalhos do windows

13 Feb 2018, 22:12

Se o t é pressionado, mas não aparece na lista, isso significa que o windows não recebeu o comando de apertar da tecla. Vale o mesmo para a situação em que o Control está pressionado: o t devia ser registrado e aparecer na lista mesmo assim. Isso me leva a crer que o problema está de fato no seu teclado (ou no driver dele).

Tem alguma possibilidade de você conseguir um outro teclado USB e fazer um teste com este outro teclado?

Return to “Ajuda e Suporte Geral”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 21 guests