o ahk tem copyright? Topic is solved

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

User avatar
juanmuscaria
Posts: 65
Joined: 29 Oct 2017, 10:53
Location: Brazil
Contact:

o ahk tem copyright?

01 Apr 2018, 18:45

Eu posso pega partes do código do ahk e usa scripts dele para fazer meus programas sem problemas ou tem alguma coisa que eu tenho que fazer para poder criar programas registrado na minha quase empresa (Uma empresa que eu e uns amigos meus criamos)?
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: o ahk tem copyright?  Topic is solved

01 Apr 2018, 21:56

Boa noite Juanmuscaria.

Esse assunto já foi discutido em alguns tópicos do fórum em inglês, inclusive com a participação dos administradores e desenvolvedores, então aqui vai o que eu acho mais correto.

O Software AutoHotkey é distribuido sobre a licença GNU General Public License v2. Isso significa que é um software de distribuição gratuita e de livre modificação, mas existem algumas restrições legais que podem ser aplicadas em determinados casos. A extensão dessas restrições para o caso dos desenvolvedores é um debate um pouco complexo. A opinião majoritária é que se você usar o código fonte do AutoHotkey (que é escrito em C++) diretamente em um projeto C++ seu, você estará obrigado a colocar seu software sobre a GNU também. Mas se você somente escrever um script na linguagem do AutoHotkey, não haverá restrição alguma, pois o script é um arquivo totalmente independente do software (embora possa ser executado com ele). Um dilema sobre a obrigação da GNU ocorre, no entanto, em relação aos scripts compilados, pois como o AutoHotkey não tem um compilador verdadeiro, todo script compilado é basicamente uma cópia modificada do próprio software do AutoHotkey que contém em seus dados o script a ser executado. De qualquer forma, mesmo que esse último caso possa levantar discussões, a administração da comunidade (e até os desenvolvedores atuais) são totalmente a favor de que você possa distribuir seu software compilado em AutoHotkey da forma que melhor lhe convier, inclusive podendo até vendê-lo ou licenciá-lo de qualquer outra forma, desde que não o faça através destes fórums (ou seja, nada de fazer propaganda de script pago por aqui).

Já houveram alguns questionamentos sobre mudar a licença do AutoHotkey pra deixar mais claro a intenção de ser totalmente livre a distribuição e venda de scripts compilados, mas no fim isso esbarrou em alguns problemas práticos, como ter de contactar desenvolvedores antigos que já não frequentam a comunidade a muitos anos.
Tank (Regras de uso do fórum traduzidas) wrote:...Isso significa que embora você seja livre para escrever e cobrar pelos seus scripts, você não pode fazer essas postagens aqui.

Return to “Ajuda e Suporte Geral”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 21 guests